segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ser médium é ser instrumento da espiritualidade!

jun 22

Como ultimamente muitas pessoas têm nos escrito em busca respostas para questões fundamentais sobre mediunidade resolvi colocar aqui, de forma bem didática e enxuta, alguns pontos principais sobre o tema. Primeiramente quero deixar claro que é natural que nos comuniquemos com os espíritos desencarnados e eles conosco, uma vez que também somos espíritos, embora estejamos encarnados. Sendo assim, todas as pessoas, recebem a influência dos espíritos.

MEDIUNIDADE É UMA FACULDADE NATURAL:

• É uma Faculdade porque permite sentir e transmitir a influência dos Espíritos entre o mundo físico e o espiritual, e pode ou não ser usada.

• É Natural porque se manifesta espontaneamente, mas pode ser exercitada ou desenvolvida. Sua eclosão não depende de lugar, idade, sexo, condição social ou filiação religiosa. A maioria nem percebe o intercâmbio oculto em seu mundo íntimo, na forma de pensamentos, no estado de alma, nos impulsos, nos pressentimentos e etc. Mas há pessoas em quem o intercâmbio é ostensivo. Nelas, os fenômenos são frequentes e marcantes, acentuados e bem característicos (psicofonia, psicografia, efeitos físicos etc.), nesses casos percebemos que a mediunidade está “aberta”, ou seja, a recepção de mensagens espirituais já se manifestou de alguma forma. Essas pessoas denominamos médiuns.

MÉDIUM é uma palavra de origem latina; quer dizer medianeiro, que está no meio. De fato o médium serve de intermediário entre o mundo físico e o espiritual, podendo ser o intérprete ou instrumento para o espírito desencarnado. Para tanto, há requisitos, direitos e deveres a serem cumpridos por todas as pessoas, esteja ela com a mediunidade aberta ou não.

SAIBA:

• Todas as pessoas que sentem as influências dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade são Médiuns.

• Médium é intermediário, instrumento de que se servem os Espíritos desencarnados superiores ou inferiores;

• Essa manifestação atua na vida espiritual, portanto, atua durante essa vida, atuou na vida anterior, atuará depois da morte e até na próxima reencarnação.

• Ser um bom médium depende única e exclusivamente do poder de DAR e RECEBER , EMITIR e ASSIMILAR FLUIDOS DOS ESPÍRITOS.

• Ser médium não é privilégio no sentido da “vaidade”, mas é privilégio no sentido da grandiosidade que é possuir este Dom e, principalmente, ser médium é ser privilegiado no sentido da oportunidade que temos para aprender, evoluir e resgatar nossos carmas.

QUEM APRESENTA PERTURBAÇÃO É MÉDIUM?

Muitas vezes, ao eclodir a mediunidade, a pessoa costuma dar sinais de sofrimento, perturbação, desequilíbrio. Firmou-se até um conceito errado entre o povo: se uma pessoa se mostra perturbada deve ter mediunidade. Entretanto a mediunidade não é doença nem leva à perturbação, pois é uma faculdade natural. Se a pessoa se perturba ante as manifestações mediúnicas é por sua falta de equilíbrio emocional e por sua ignorância do que seja a mediunidade, ou porque está sob a ação de espíritos ignorantes, sofredores ou maus.

ALGUNS SINAIS QUE, SE NÃO TIVEREM CAUSAS ORGÂNICAS, PODEM INDICAR QUE A PESSOA TEM MEDIUNIDADE.

• sensação de “presenças” invisíveis;

• sono profundo demais, desmaios e síncopes inexplicáveis;

• sensações ou ideias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de choro;

• “ballonement” (sensação de inchar, dilatar) nas mãos, pés ou em todo o corpo, como resultado de desdobramento perispiritual;

• adormecimento ou formigamento nos braços e pernas;

• arrepios como os de frio, tremores, calor, palpitações.

O MÉDIUM DEVE SABER QUE:

Cada médium é uma linha de força e a interação dessas linhas irá formar um campo elétrico que será mais forte na medida em que as emissões dos médiuns forem mais elevadas, ou seja as linhas de força dependem da intensidade de pensamentos bons e amoráveis do médium. O professor C. Torres Pastorino na sua obra “Técnicas de Mediunidade ” compara o médium a um capacitor ou condensador elétrico, ou seja, ele é capaz de emitir e receber ondas eletromagnéticas que podem ser de diferentes comprimentos, o que permite o contato com diferentes espíritos, portanto, quanto maior a capacidade do médium em variar o campo de suas emissões mentais maior será a sua capacidade de comunicar-se com diferentes categorias de espíritos. Para ser um bom médium é preciso ter talento, ou seja, ser bom, saber o que faz e o que é, como se cuidar, o que representa, conhecer a Lei de Ação e Reação, a Lei da Atração, a Lei das Afinidades e seguir o mandamento de Cristo: “ Amar a Deus sob todas as coisas e ao seu irmão como a si mesmo”.

DESENVOLVER A MEDIUNIDADE

Desenvolver a mediunidade não é apenas dar comunicações e incorporar. É apurar e disciplinar a sensibilidade espiritual, a fim de tê-la nas melhores condições possíveis de manifestação, e aprender a empregá-la dentro das melhores técnicas e visando as finalidades mais elevadas.

OBRIGAÇÕES E DEVERES

O desenvolvimento mediúnico abrange obrigações e deveres. Não basta incorporar, é preciso evoluir em espírito e isso só acontece seguindo algumas regras universais de natureza tríplice:

1 – Doutrinação e Evangelização (DEVER)

• Para doutrinar, basta o conhecimento intelectual. O médium precisa conhecer e compreender o Universo espiritual, a si mesmo e aos outros seres como criaturas evolutivas, regidas pela lei de causa e efeito.

• Deverá compreender: o intercâmbio mediúnico, a ação do pensamento sobre os fluidos emissor e captador, a compreensão da natureza como fonte inesgotável de energia, as situações dos espíritos no plano espiritual superior e inferior, perispírito/ espírito (estado de espírito) e suas propriedades na comunicação mediúnica, tipos de mediunidade, etc.

• Para evangelizar é necessário que se tenha a Luz do Amor no íntimo, é preciso vibrar e sentir o ensinamento de Cristo e as Leis Universais.

2- Técnica (OBRIGAÇÃO) São os exercícios práticos para que o médium saiba:

• distinguir os tipos dos espíritos pelos seus fluidos e energias,

• como concentrar ou desconcentrar,

• como ocorre o desdobramento,

• como controlar-se as manifestações (saber abrir e fechar a mediunidade) e analisar o resultado delas.

3 – Moral. (DEVER E OBRIGAÇÃO) É indispensável a reforma íntima para que nos libertemos de espíritos perturbadores e cheguemos a ter sintonia com os bons espíritos. Também vigilância, oração, boa conduta e a caridade para com o próximo são necessárias, o que atrairá para nós assistência espiritual superior.

E aí, consegui dar uma clareada e mostrar a vocês um pouquinho mais sobre esse maravilhoso dom? Espero que sim !!

Uma ótima semana a todos e muito Axé !!

Escrito por Mãe Mônica Caraccio \\ tags: ,

44 comentários para “Ser médium é ser instrumento da espiritualidade!”

  1. Alfredo disse:

    Mto relevante essas informações, mostra a dedicação e comprometimento que um médium deve ter no dia dia, exige de si o que pregamos, auto análise e esforrço contínuo, mostra que não basta ter a faculdade em si, depende mais uma vez de nosso arbítrio, de nossos propósitos, de nossa natureza, não adiantando enganar a si mesmo, haja vista que a Espiritualidade tudo vê, inclusive nossos desejos mais secretos. Ser médium é sobrepor questões espirituais a questões materiais, é estar em total afinidade com as leis cósmicas, é lutar contra uma sociedade materialista em favor daqueles que nos reprovam , é uma abdicação consciente que alimenta nossas maiores carências da alma, é compartilhar com benfeitores, servindo de instrumento para mudanças , transformações inimagináveis, CURAS, adiantamento, perdões, enfim é fazer parte de um processo divino, de oportunidades, de concretos milagres, de fazer pelo outro o que foi feito por ti.
    Gostei de que foi dito, que desenvolver a mediunidade não é tão somente incorporar, desenvolver a mediunidade é espiritualizar-se, é perdoar, é ter a coragem de ser o que o espírito grita dentro de vc, e muitas vezes fingimos não escutar. Acredito que o passo para um desenvolvimento deve ser dado no momento em que tivermos uma iluminação , um despertar espiritual, no entanto, não podemos nos esquecer que a partir de então nossa atribuição é indispensável, portanto a responsabilidade do ato é muito grande e cada passo deve ser dado de forma muito consciente e definida, porque muitos dependerão
    da sua pessoa, seja como veículo, seja no trabalho, seja na Espiritualidade

  2. ALEXANDRE disse:

    O ESCLARECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO, SEMPRE DEVEMOS LEMBRAR QUE MEDIUNIDADE NÃO É FARDO E CABE A CADA UM ESCOLHER SE DESEJA OU NÃO DESENVOLVE-LA. O QUE VEMOS POR AI É QUE MUITOS DIRIGENTES CHEGAM A FAZER CHANTAGEM ESPIRITUAL, DO TIPO :SE VC NÃO SE DESENVOLVER SUA VIDA NÃO MELHORA,OS ESPÍRITOS TÃO COBRANDO,VC PRECISA ENTRAR LOGO SE NÃO SEUS CAMINHOS VÃO SE FECHAR, FORA TANTOS OUTROS QUE NÃO VALE A PENA ESCREVER. ACORDEM DIRIGENTES OS TEMPOS SÃO OUTROS!!!!!!!!!!!!!!!


  3. Acho que ficou bem claro que somos todos médiuns, rsrsrsrsr. O texto deixa tudo bem claro, agora temos consciência de como se manifesta, então atenção e disposição para melhorar sempre, reconhecer as dificuldades e trabalhar a reforma intima, sua conduta, seus pensamentos, sua fala seus desejos, isso não é para assustar, e sim para se orgulhar pois é um dom, uma oportunidade de aprender, de evoluir, de estar em sintonia com forcas tao divinas e sagradas, lembrem-se da lei de afinidade, que nos liga a bons espíritos ou não, isso só depende de nós.
    Para isso é necessário dedicação, estudo religioso, disciplina, se doar, como em tudo que realizamos em nossa vida, é um dom que deve ser moldado e aprimorado.
    Ser um instrumento da espiritualidade é um privilegio, podem ter certeza.
    Agora só depende do trabalho de cada um

    Axe a todos


  4. Mãe Mônica que a paz o axe de Deus lhe de muita vida e saúde para que todos nós possamos desfrutar destas oportunidades de estarmos aqui ganhando estes maravilhosos ensinamentos que vem de você, um abraço e fique com a luz de Deus, obrigado por tudo;
    Deus, ele não escolhe os fortes ele capacita os fracos.


  5. A cada vez que leio algo neste site fico indignado com a prostração que me conduzo… estou repetindo os mesmos erros que fazia antes de saber e de iniciar meu desenvolvimento espiritual – não estou sabendo nem o que quero nem deixo que minhas emoções se manifestem para o bem ou a esperança de uma vida com entusiasmo. Eu não posso! Alguém pode! se eu deixar…
    Há pessoas que não têm os braços, outras não tem as pernas, e ficam felizes quando encontram um caminho que as conduza à felicidade, mesmo que seja momentânea. Eu tenho braços mas não os estendo, eu tenho pernas e tenho preguiça de caminhar, mas o pior de tudo é que não dou continuidade em nada que inicio. Travei. Adianta por a culpa em algo ou em alguém?
    Quando trabalhei em uma Obra do Metrô da Cidade de São Paulo, tinha um Senhor calmo, sereno, e só ouvia ele falar as mesmas palavras toda vez que era questionado. “Senhor o que será que aconteceu com o Servente ……..?” e ele respondia sempre com as mesmas palavras: “…tá dominado!”


  6. Mãe Mônica, essa é uma verdadeira aula sobre mediunidade e responsabilidades a partir de nosso compromisso anterior.
    Que essa aula ilumine e acalme corações e mentes inquietas.
    Axé a todos !


  7. Arara a todos irmãos de fé!
    Rsss, é mãe Mônica, quanto a sua pergunta final, a Sra. meio que já a responde porque, afinal de contas, assim como a mediunidade é um dom a Sra., alem de possuir esse dom (o da mediunidade), possui também o dom da boa didática.
    Muito obrigado por compartilhar conosco essa sua enorme fonte de conhecimento!

  8. Helena disse:

    Axé Mãe,

    Seu texto é de suma importância para que possamos entender com clareza o que é a mediunidade e como possamos utilizá-la com responsabilidade, a fim de fazer o bem ao próximo e caminharmos rumo à melhora, à evolução como espíritos… Não é brincadeira, exige disciplina, estudo e muito trabalho.


  9. Mãe Mônica, excelente estes ensinamentos, o que contribui para tão importante missão.
    Se levarmos a sério a tão nobre missão que recebemos, e da qual somos portadores natos, certamente a humanidade será um pouquinho melhor, e cada dia mais solidária e reflexiva.
    Em cada segundo temos a imensa oportunidade em transmitir aos nossos irmãos, encarnados e desencarnados, a alegria e bem aventurança em viver e contribuir para a construção da seara universal, que é a nossa própria morada.
    Quantos encontramos pelos caminhos, com quantos convivemos diariamente, então, quantas oportunidades nos é dada, a fim de que aperfeiçoemos nosso espírito, em busca da evolução, de nós mesmos e do universo como um todo.
    Para mim, isso é ser médium. E obviamente que exige disciplina, muita disciplina, para que a vivência espiritual seja de fato para a evolução dos seres e de toda a humanidade.
    Somos merecedores desta missão na medida em que nos dispusermos a cumpri-la com integridade, honestidade, simplicidade e humildade, agindo com bondade, compreensão e paciência com todos aqueles que nos são caros, principalmente.
    Peço ao Pai Oxalá, neste momento, muita luz, paz e disciplina, para que os bons espíritos, nossos mestres e senhores, possam de fato nos proteger e conduzir, para a seara universal.

    AXÉ, MUITA LUZ, PAZ E DISCIPLINA. É O QUE PRECISAMOS.


  10. Mãe Mônica,
    Mais uma vez parabéns, nos é sempre muito gratificante a leitura de suas explicações devido a clareza e a grandeza de conhecimento que nos é transmitida.
    Tenho enorme prazer em repassar estas mensagens aos irmãos para que possam desfrutar da mesma fonte de sabedoria que eu desfruto.
    Um grande braço


  11. Todos somos médiuns, na jornada mediúnica acredito que a reforma intima é fundamental para o bom desempenho da mediunidade, e esse é um dos itens que atormenta a maioria das pessoas que se dispõe a servir, fundamental essa reforma intima pois ela determina a sintonia com o mundo espiritual. Portando cuidado senhores médiuns você pode estar arrumando armadilhas para si mesmo.
    Estudem pois o conhecimento liberta as pessoas de dogmas e lendas que nada tem a ver com a nossa querida umbanda, axé a todos e Deus continue abençoando todos os que se dispõe em servir.


  12. A medida que vamos entendendo, vemos que a mediunidade é de grandeza inestimável. As obrigações e deveres são muitos, mas nenhum esforço é demais perante os benefícios desse dom divino.

    Axé irmãos


  13. Bom dia Pai Marcos.
    Muito esclarecedor e orientativo, parabenizo-o por estes escritos e reitero: a mediunidade é divina em todos os seres, e que na minha opinião, é também um dos muitos mistério da fé. Exemplo, pessoas que se dizem ateus, também têm mediunidade e exercem sua fé, só que em graus necessários á sua evolução, sendo importantíssimo no meio social. Como considero todo mundo médium, e mediunidade como um dos mistérios da fé, eu digo: A fé não é a credulidade estupida da ignorância maravilhada, e sim o amor incondicional e fraterno ao próximo, no meio ( médium ) onde vives, Abraço carinhoso Helio


  14. Muito Axé mãe Mônica!
    Como disse em e-mails anteriores, é de extrema importância seu trabalho no site.
    Principalmente para quem está começando a lidar com energias tão fortes, e mistérios tão indecifráveis para quem não está ainda acostumado.
    Porém reconfortante, ao abrir nosso e-mail e receber uma mensagem que responde a fatos que ocorrem em nossas vidas, e são explicados tão claramente.
    Nos dando mais confiança diante desses fatos.

    Que Oxalá continue iluminando sempre o seu coração.

    Muito Axé

    Marco Antônio


  15. Ah… mãe Mônica, fale mais sobre o assunto, desdobre essas propriedades como só a senhora, por AMOR, caridade e conhecimento de sua missão e causa, se da em fazer. Infelizmente não encontramos muito desses ensinamentos por aí, não sei se por falta de conhecimento dos dirigentes ou por egoísmo de não quererem repartir esse bem MAIOR. Nós precisamos muito disso. Acho que é por essa falta que muitas pessoas se afastam por medo e insegurança e as vezes perdendo um cumprimento reencarnatório. Olha, eu bebo nessas suas palavras e fico ansiando por mais esclarecimentos.
    Com muita admiração e carinho, obrigada….


  16. Mediunidade, dom divino, uma benção, que a nós foi concedido para que possamos resgatar as nossas dívidas espirituais nesta Escola da Terra, e assim cumprirmos o que prometemos antes de reencarnarmos.

    Portanto, esse texto traz grande aprendizado, mostrando que ser médium, não é só incorporar, pois temos obrigações, deveres, que está compreendido em muito estudo, dedicação, trabalho ,reforma intima, disciplina.

    Que nosso Pai Oxalá, tenha misericórdia de todos nós, para que façamos o bem uso de nossa mediunidade em benefício do nosso próximo, e consequentemente evoluirmos cada vez mais.

    Mãe Mônica, muito obrigada!
    Axé a todos.


  17. Axé Mãe Mônica!
    Quando li seu texto lembrei do diálogo do Chico com o Emmanuel, no qual este fala que é preciso 3 coisas p/ ser um bom médium: disciplina, disciplina e disciplina!
    Bons caminhos!


  18. Mais um texto excelente, com muito conteúdo e grandes explicações…
    Nada melhor que deixar uma frase do grande Chico Xavier com a qual me identifico plenamente:
    “Eu me sinto feliz de ser obstinado médium. Eu gosto de ser médium, gosto dessa palavra. Quero morrer médium. É tudo o que eu sempre quis ser”.

    Axé a todos
    JP


  19. O texto é bem esclarecedor!
    Sempre que se fala em “desenvolver a mediunidade” as pessoas pensam que é só incorporar.
    É muito importante que se saiba o que realmente significa desenvolver a mediunidade e todos os deveres, responsabilidades e obrigações que esse desenvolvimento nos traz.
    Para ser um bom médium é preciso muito estudo, trabalho, dedicação e muito amor. É algo um tanto trabalhoso mas vale a pena cada minuto dedicado ao trabalho ao estudo ou ao próximo em fim a espiritualidade.
    Axé a todos irmãos de fé

  20. andrea vieira disse:

    Somos privilegiados pelo dom, e principalmente pela oportunidade que temos de dar e receber, aprender e ensinar, somos todos capazes de tudo isso, desde que nos predispormos a regras, reforma intima, aceitação, hierarquia, e principalmente pregar aquilo que somos!
    Hoje antes de qualquer coisa a espiritualidade está em primeiro lugar, e sei que ainda falta muito!
    Somos filhos de pemba, filhos de Orixá, temos que levar essa bandeira com orgulho!
    Axé
    Andréa Vieira


  21. Como é bom ser instrumento da espiritualidade e, mais do que isso, como é bom ser médium simplesmente pelo puro prazer de ajudar àqueles que necessitam, de ensinar àqueles que não sabem, de abraçar os que precisam apenas saber que alguém se importa, de fazer sorrir aqueles que precisam de alegria e de fazer chorar aqueles que ainda precisam sentir a lágrima escorrer pela face para compreenderem que estão vivos e que são capazes de tudo!
    Como é bom ser médium e trabalhar, não visando rasgar promissórias ou resgatar pendências, mas por amor e por acreditar que podemos transformar o mundo em um lugar melhor, nem que esse mundo seja o pequeno espaço que está ao nosso alcance.
    Sou feliz por ser médium e por ter o grande privilégio de poder trabalhar esse dom, não em meu favor, mas em favor de todos que me rodeiam.


  22. Muito bom, em tópicos e bem claro, principalmente por caracterizar que é um dom natural, que não faz mal e tem obrigações e deveres.

    Ultimamente tenho me convencido de que não há muitas escolhas a fazer quando o assunto é a espiritualidade. Estamos no meio, recebemos influências do alto, do baixo, da esquerda e da direita, isso é fato e não há o que discutir.

    Podemos escolher aceitar e trabalhar a favor da espiritualidade, evoluindo como ser, aprimorando nosso espírito ou podemos negar a espiritualidade lutando contra o tempo para focar numa vida material, de valores momentâneos e lamentar que as coisas na vida não dão certo.

    Sou feliz por ser médium ativo. Todo instante tem um novo desafio, a todo momento tenho oportunidade de ser e fazer melhor e mais do que isso, tenho a oportunidade de resgatar muitos erros que cometi. Não sei qual o plano que a espiritualidade tem guardado pra mim, mas como sou seu aliado não há o que temer ou desconfiar. Estou aqui pra isso.

    Axé Irmãos,


  23. Tão esclarecedora as informações sobre médium e mediunidade. E como é importante saber que está em nossas mãos dar um bom direcionamento a nossa mediunidade. Ser instrumento do plano espiritual em favor de pessoas que necessitam de apoio emocional, moral e espiritual. Acredito que existe uma troca de energia, como uma onda, vai se espalhando e harmonizando as pessoas, o ambiente e se estendendo por todo o Universo, fazendo da Terra um planeta mais humanizado e consequentemente médiuns mais conscientes de seu trabalho espiritual.
    Axé a todas.


  24. Como expõe o texto , fica claro que , muitos vezes , onde muitos veem doenças , problemas , e outras coisas , é na verdade uma mediunidade necessitando de atenção e “ajustes” . Fica fácil perceber que tais fenômenos já se manifestaram nas nossas vidas e na vida de muita gente , ainda se manifestam ou se manifestarão um dia .
    O tópico é de suma importância para clarear a visão e auxiliar na conduta no momento destas manifestações .

    Axé Mãe Mônica e Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos .


  25. Temos muitas oportunidades para evoluir e uma delas é o privilégio de desenvolver a mediunidade com conhecimento, estudo, reforma íntima e amor ao próximo.
    Axé a todos.


  26. Todos nós somos susceptíveis a influencias espirituais, até porque também somos espíritos … não há duvida!
    Ao nos entendermos como intermediadores passamos, a ter consciência do quanto essa influência se faz presente em nosso cotidiano, a percepção e entendimento dessa faculdade que nos envolve, é um caminho trilhado passo a passo, no trabalho constante pela melhora, e isso só se adquire quando deixamos a passividade paralisante, que gera medo, preguiça e nos mantém “desprovidos” do saber.
    A Mediunidade não deve ser vista como um fardo, mas sim como uma dádiva Divina para nossa evolução Espiritual e Humana, particularmente, posso dizer que sou mais Humana graças a muitos espíritos…
    Existe esperança depositada em cada um de nós, e somos chamados constantemente a essa nova chance, para fazermos diferente e a diferença para muitos…

    Axé a todos


  27. Bem, depois de tudo que já foi posto e esclarecido pelo texto marcante, e comentado por muitos de nossos irmãos sobre a grandiosidade da mediunidade, gostaria apenas de completar: se Cristo foi o maior médium do qual temos notícia, se pratico consciente e amorosamente minha mediunidade, me sinto cada dia mais próximo de Cristo e filho de Deus.

    Peço aos guias, que por caridade e missão estão ao meu lado, continuem me ajudando a trabalhar sempre dentro dos princípios e das leis da Umbanda.

    Axé a todos,


  28. Ser médium é antes de tudo ajudar ao próximo. Utilizar esse meio para a melhoria de um bem comum, ou seja, a melhoria de nossa passagem nessa vida. Tantas pessoas já possuem a mediunidade aberta, mas não conseguem se ajustar para ajudar. Acham que o compromisso as faz “escravas” de uma ” rotina” e elas acabam não trabalhando no sentido do bem maior. Não conseguem estudar ou fazer a sua reforma íntima, enfim, não conseguem mudar e se doar. Estamos em um mundo cada vez mais individualista, onde só conseguimos ajudar ao próximo quando acontecem grandes catástrofes. Mas e a pessoa que está ao nosso lado e só precisa de uma palavra de conforto? E a pessoa que convive todos os dias com a gente e precisa de ajuda por não ter tido condições para estudar e leva uma vida “miserável”? Vamos ajudar a quem precisa e sermos pessoas menos individualistas e mais focadas no todo. Vamos viver em comunidade e nos distinguir dos animais por sermos seres inteligentes. Que essa melhoria constante que começa em nosso interior posa ser exteriorizada e contagie a todos. Sejamos médiuns conscientes e melhores.
    Axé a todos.


  29. Quanto mais estudo minha religião mais sedenta de conhecimento me sinto. A Umbanda é linda quando praticada de maneira simples e organizada pois é a partir desse ponto que começamos a entender os “porquês” dos seus fundamentos.

    Esta matéria está muito rica de ensinamentos e com ela tirei muitas dúvidas, pois responde a muitas de minhas indagações cujas respostas vieram de encontro ao meu ainda parco conhecimento.

    Da matéria como um todo aprendi muito, mas o que me chamou mais atenção foi o tópico Deveres e Obrigações.

    Sempre acreditei que para termos a “vantagem” dos direitos há necessidade que sejamos coerentes no contraponto, ou seja, para sermos felizes precisamos trilhar o caminho que nos levará a essa felicidade. Mediuns capacitados com seus deveres e obrigações colherão os frutos da mediunidade sadia, alegre, prazerosa. Serão instrumentos dessas mesmas qualidades junto a espiritualidade, aos assistidos e, com certeza, estarão sendo o mais beneficiados dentro dessa missão.

    Axé a todos.


  30. Olá,
    Quantos ensinamentos fortalecem o alumiar de Médiuns de responsabilidade. Muitos ao desenvolver suas capacidades mediúnicas, caem num quesito extremamente delicado chamado “Vaidade”.
    Ao vestir o branco, estamos reverenciando o Sagrado, não bastam participar das Giras, dos desenvolvimentos, estudos; é sentir que a Reforma Intima deve ser uma constante em toda sua evolução apoiado pela espiritualidade, conduzido pelos seus pensamentos e atos!
    A Umbanda faz!!!!

    Axé a todos!!!


  31. Oi Mãe Mônica estou a um ano na umbanda, estou aprendendo muito, tenho duvidas em relação ao caminho espiritual quando é aberto, pois falam que quando você se afasta tem que fechar , é verdade? Responda para mim!


  32. Axé Jocelma !

    É muito complicado falar em fechamento de uma mediunidade já desenvolvida. Se somos médiuns, aceitamos essa missão e permitimos que nossa mediunidade fosse aberta ou desenvolvida, por que motivo iríamos querer que ela se fechasse novamente?

    Com esse fechamento o que faríamos com os Guias Espirituais e com o trabalho deles? O que faríamos com os consulentes que estão sendo tratados?

    Antes de tomar determinadas atitudes precisamos pensar em tudo que tal decisão irá envolver.

    Espero ter ajudado

    Muito Axé
    Mãe Mônica Caraccio


  33. Por que umas pessoas veem (reencarnam) com a mediunidade de incorporação e outras não?

  34. Axé Jorge !

    As manifestações mediúnicas acontecem por ‘capacidades’. Uma pessoa que incorpora tem mais capacidade de desdobrar, fator fundamental para que aconteça a incorporação; quem tem vidência tem uma capacidade perceptiva maior; quem tem o dom da psicografia tem uma capacidade auditiva mais aguçada e assim por diante.
    Portanto é questão de dom, de afinidade e de habilidade, no entanto, vale salientar que TODAS as manifestações mediúnicas são importantes e nenhuma delas tem mais valor que a outra, ok ?

    Muito Axé
    Mãe Mônica Caraccio


  35. Maravilhosas e esclarecedoras palavras !!!
    Estou na “jornada” há algum tempo…mas é muito difícil… Captar energias de luz é maravilhoso !!! Mas energias de “necessitados” é um sofrimento muito grande… Para mim tem sido extremamente difícil…
    Até agora não consegui encontrar em meu caminho nenhum médium “equilibrado”…Será de fato possível ?
    Tenho consciência do quanto é fundamental a Reforma íntima, mas somos falhos, e vejo que para o médium a resignação é o único caminho…
    Tenho muito a aprender, porque é um campo da minha vida que tem me trazido muitas dificuldades…, o estar em ambientes onde circulam muitas pessoas, o deparar-se com as dificuldades do cotidiano…tem sido muito difícil…
    Gostaria muito de ajuda !!! Obrigado a todos !!!

  36. É possível sim Ivone , o equilíbrio do médium é algo de suma importância para os trabalhos espirituais, afinal de contas, como podemos querer ajudar alguém a sair do seu desequilíbrio se nós mesmo estamos desequilibrados ? A reforma íntima é essencial e, mesmo sendo todos falhos como realmente somos, precisamos nos esforçar para sermos melhores a cada dia e nunca nos deixarmos acomodar.

    Lidar com espíritos necessitados, sofredores, malévolos e muitos outros realmente não é tarefa fácil, mas se houver dedicação, empenho e principalmente amor ao próximo esse trabalho torna-se compensador, alegre e capaz de nos dar imensa paz de espírito.

    Sugiro que você converse com seu Pai espiritual e exponha todos esses sentimentos que está tendo. Tenho certeza que, melhor do que ninguém, ele saberá lhe orientar e direcionar em sua caminhada espiritual.

    Espero ter ajudado
    Muito Axé

    Mãe Mônica Caraccio


  37. Mãe Mônica, após ler seu artigo, fica claro quanto somos responsáveis por nós e pelos outros.
    Estudar possibilita o médium a ter entendimento e conhecimento de como funciona o alto, o embaixo, aprender a lidar com os diversos espíritos que atuam ao nosso redor sejam encarnados ou desencarnados, facilita lidar com situações e energias, ajuda o médium a ter entendimento de sua função e de sua missão.

    A necessidade da disciplina e conduta correta também se faz presente na vida do médium – poderemos ser bons médiuns iniciando um trabalho de auto conhecimento que depois nos levará a outro trabalho que é o de reconhecer nossos erros e trabalhar em cima deles, mudarmos pensamentos, sentimentos e atitudes nos ajudará a melhorarmos intimamente, tudo isso nos dará a oportunidade de sermos bons instrumentos para a espiritualidade em prol do próximo.

    É triste saber que muitas pessoas encaram a mediunidade como algo penoso, um fardo a ser carregado e desconhecem a grande oportunidade de evolução que está sendo desperdiçada nesta existência.
    Axé!


  38. É ser umbandista não é qualquer coisa. Para participar de alguma religião temos que conhecê-la passo a passo, saber de toda origem . Precisamos de esclarecimento e entendimento . Agradeço a Deus por ter me mostrado a Umbanda pois graças a ela sou o que SOU hoje *–*


  39. Texto brilhante! Explicativo, esclarecedor, despretensioso e de muito simples leitura. Parabéns!

  40. A

    Agradeço a Deus pela existência de Mãe Monica. Estou conhecendo seu trabalho através deste site, o qual, muito recentemente, descobri. Confesso que estou encantada com tudo que tenho pesquisado e lido. Vim de uma igreja evangélica onde é ensinado que a espiritualidade (desse jeito) é coisa do mal e isso me intrigou ha muito tempo. Como sou curiosa, decidi eu mesma buscar a verdade das coisas que vejo e que sinto. Quero que saiba que você tem sido muito importante nessa minha busca por conhecimento do mundo espiritual e, seu material tem sido indispensável para que eu possa copreender aquilo que ninguém queria que eu visse, eu te amo por isso.Que Deus te abençoe e te dê sempre sabedoria e disposição para abrir as portas do conhecimento para pessoas como eu. Abraços.


  41. Mãe, obrigado por mais esta parcela de conhecimento dividida conosco.
    Cada post inserido no blog é um grão de informação que nos alimenta a cada publicação. Nos alimenta, nos prepara e nos instiga a cada dia querer aprender mais.
    Axé
    Reginaldo Fernandes


  42. Olá Mãe Mônica, um grande abraço…

    Muito obrigada pelo seu trabalho, pela sua dedicação, é muito bom ver que temos pessoas com esses pensamentos dentro da Umbanda. Moro em Santa Catarina, mas tenho como meta ainda este ano, ir conhecer o seu terreiro. Parabéns e continue firme e forte no seu propósito!
    Estou começando meu desenvolvimento, estou encantada e ao mesmo tempo preocupada em seguir o caminho certo, então me surgiu uma dúvida que só poderia perguntar à Sra.: como se dá o desenvolvimento do médium dentro da Umbanda verdadeira?

    Um grande beijo e muito axé!
    Andréa.


  43. Axé Andréa !!

    Preste atenção ao falar em ‘Umbanda verdadeira’ pois quem pouco conhece sobre a nossa religião subtende que existe então a Umbanda que não é verdadeira e isso sabemos que não existe, não é mesmo? Ou é Umbanda, ou não é Umbanda, não havendo portanto necessidade de dizermos a Umbanda verdadeira. Sei que não é por mal esse tipo de expressão, no entanto pode gerar pensamentos controversos sobre a nossa querida religião.

    No meu entender, um bom modo de desenvolver a mediunidade é primeiramente através de muito estudo. Acredito que um bom médium é aquele que sai do “piloto automático” deixando de fazer tudo por repetição ou de colocar todo o trabalho nas mãos apenas dos Guias espirituais e busca conhecimento e entendimento das práticas e fundamentos da Umbanda. Em segundo lugar o desenvolvimento de um médium deve contar com o conhecimento de si mesmo e a reforma íntima, que deve ser enormemente trabalhada. Acredito que alguém que não conhece seu próprio interno e não trabalha seus defeitos não pode ter condições de reconhecer o que acontece no interno de outras pessoas ou de pregar que elas devem modificar suas atitudes falhas e viciosas. Além disso o desenvolvimento mediúnico conta com técnicas de incorporação, de sintonia de energias, de reconhecimento de vibrações, entre outras coisas que são trabalhadas pelo dirigente da casa que o médium em desenvolvimento frequenta.

    Espero ter esclarecido suas duvidas.

    Muito Axé
    Mãe Mônica Caraccio


  44. Olá Mãe Mônica, muito obrigada pelos esclarecimentos, sempre muito claros e compromissados. De hoje em diante não falarei mais em Umbanda verdadeira, realmente não havia me dado conta da contradição neste termo…

    Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário