segunda-feira, 26 de julho de 2010

OGUM YÊ!!!

abr 22

Axé pessoal! Como no artigo anterior eu falei sobre São Jorge, a necessidade do sincretismo e a beleza das inspirações que envolvem nossa Umbanda, quero hoje mostrar algumas coisas que, além de curiosas, também são inspiradoras, envolventes e bem oportunas.

Vocês conhecem a LENDA DO DRAGÃO, que está na imagem atual de São Jorge? Vejam como ela é cheia de simbologias:

A imagem atual do santo, sentado num cavalo com uma lança que atravessa um dragão, está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito, contadas de várias maneiras em suas muitas versões. A versão mais corrente dá conta que um horrível dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma longínqua cidade do Oriente, trazendo morte com seu mortífero hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem jovens mulheres para serem devoradas. Um dia coube à filha do Rei ser oferecida como comida ao monstro. O monarca, que nada pôde fazer para evitar esse horrível destino da sua filha, acompanhou-a com lágrimas até as margens do lago. A princesa parecia irremediavelmente destinada a um fim atroz, quando de repente apareceu um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia, montado num cavalo branco: São Jorge. Destemidamente, enfrentou as perigosas labaredas de fogo que saíam da boca do dragão e as venenosas nuvens de fumaça de enxofre que eram expelidas pelas narinas do monstro. Após um duro combate, finalmente São Jorge venceu o terrível dragão, com sua espada de ouro e sua lança de aço. O misterioso cavaleiro assegurou ao povo que tinha vindo, em nome de Cristo, para vencer o dragão e que eles deviam converter-se e serem batizados. Para alguns, o dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias.

Sobre a LUA E SÃO JORGE, há uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos. Diz a tradição que as manchas que aparecem na lua representam os milagres do santo, onde ele estaria em permanente combate com o dragão, sempre com sua espada defendendo aqueles que pedem sua ajuda. O símbolo da Lua Crescente, que é formado por dois semicírculos que representam a alma, o espírito ainda submetido às experiências da evolução, aprisionado nas sombras da própria ignorância e no vendaval das paixões ainda não dominadas. É a vida sob o domínio da emoção e dos sentimentos.

NA UMBANDA, Ogum é o Orixá da Guerra, o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. É forte sua energia masculina, o que o faz necessitar da vibração feminina para que suas ações sejam menos vigorosas. Temos ai a identificação de OGUM com a LUA.

O Orixá masculino, Ogum, se relaciona com a energia e com os Orixás femininos das águas como Iemanjá e Oxum, para lembrar da necessidade do equilíbrio entre os opostos: masculino e feminino, pois são polaridades que não podem existir de forma exclusiva, sem a complementaridade do outro pólo. Além disso, mostra que as demandas que Ogum enfrenta pertencem todas ao domínio das paixões, inclusive o ódio, a inveja, o ciúme e o egoísmo. E a lua representa essa energia da paixão que está permanentemente em mudança. As fases da lua representam bem a instabilidade da alma humana, que é o campo de batalha onde os instintos precisam ser vencidos para que brilhe a natureza solar.

Ogum, que carrega consigo tantas qualidades positivamente masculinas, como a força, a coragem, a energia do fogo e a carga de agressividade necessária para qualquer realização, precisa da energia da receptividade, da doçura, da paciência e da devoção, atributos femininos dos orixás das águas. Sem essa energia o resultado é o desequilíbrio.

Sobre Ogum:

OGUM YÊ! – Grito de saudação a Ogum. OG – Glória, Salvação; AUM – Fogo, Guerreiro; Yè do iorubá “está vivo”.

PATAKORI é uma das saudações feitas a Ogum. Do ioruba, ligado ao adjetivo pàtaki, que quer dizer ‘principal’.

PONTO DE FORÇA: todos os lugares ao ar livre: encruzilhadas, campos abertos, trilho de trem, caminho.

PEDRA: Granada (extremamente energizadora e regeneradora), Rubi (vigor, energia e equilíbrio, extremamente estimulante), Sardio (força e proteção)

OFERENDAS: Cerveja clara, vinho ou licor de gengibre, charuto, pano vermelho e branco, velas vermelhas, brancas e azul escuro, frutas vermelhas (de preferência ácidas), flores vermelhas como cravo, palma, crista de galo.

INSTRUMENTOS:

· Ferro forjado, em número de sete, catorze, dezesseis, vinte e um ou quarenta e um, enfileirados em uma haste de ferro. Os sete principais instrumentos são: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

· Franjas de folhas de palmeira desfiadas, denominadas mariwo pelos ioruba e azan pelos fon. Era o ­­traje que Ogum usava outrora e a presença dessas franjas, acima de uma porta ou de um lado ao outro na entrada de um caminho, basta, por sua presença, para evocá-lo e afastar as más influências. Colocadas mais perto do chão, elas interditam a passagem. Prosseguir seria expor-se à cólera do deus.

· Espadas que abrem os caminhos do desconhecido, correndo para o bem estar e o avanço da comunidade. “Espada! Eis o braço de Ogum”.

· Bigorna – Peça de ferro, com o corpo central quadrangular e as extremidades em ponta cilíndrica, cônica ou piramidal, sobre a qual se malham e amoldam metais.

Nossa, já é quinta feira!! Que Ogum continue em ronda nos iluminado e nos ordenando nessa caminhada de fé.

Muito Axé a todos !

Escrito por Mãe Mônica Caraccio \\ tags: ,

32 comentários para “OGUM YÊ!!!”


  1. Salve Ogum!


  2. Salve Ogum !!!

    Uma semana vermelha, agregando informações e detalhes que esclarecem o poder e a força do Orixá Ogum.

    Ogum Yê meu Pai.


  3. Essa lenda sobre a LUA E SÃO JORGE é realmente muito interessante, principalmente com essa explicação sobre o símbolo da Lua Crescente, formado por dois semicírculos que representam a alma, o espírito ainda submetido às experiências da evolução, aprisionado nas sombras da própria ignorância e no vendaval das paixões ainda não dominadas. É a vida sob o domínio da emoção e dos sentimentos.
    Patakori Ogum!
    Ogum Yê meu pai!
    Salve!


  4. Adorei essa lenda sobre o dragão, o mais bacana disso tudo é a riqueza de informações que estamos absorvendo sobre a ação do Orixá Ogum, sinceramente só não aprende nesse blog quem não quer!

    Ótima quinta-feira a todos!


  5. Que a Força de Ogum seja manifestada em cada pensamento, em cada palavra, em cada ação nossa hoje e todos os dias !
    Salve Meu Grande Pai !

    O texto contem informações preciosas para fortalecer o entendimento do que esse Orixá significa na Umbanda e o que ele pode fazer em nossa vida!

    … Além disso, mostra que as demandas que Ogum ENFRENTA pertencem TODAS ao domínio das paixões, inclusive o ódio, a inveja, o ciúme e o egoísmo. E a lua representa essa energia da paixão que está permanentemente em mudança. As fases da lua representam bem a instabilidade da alma humana, que é o campo de batalha onde os instintos precisam ser vencidos para que brilhe a natureza solar…

    Esta semana estamos em Lua Crescente… Vale a pena olhar para o céu e conferir a beleza da lua!


  6. Adorei as lendas da lua assim como do dragão…
    essa semana com certeza é uma semana de grandes emoções, como diz Mãe Mônica. E Ogum é sentimento emoção…e cada dia dessa semana é um novo aprendizado…uma nova descoberta…
    Salve a Ogum….


  7. É emocionante ler os textos sobre OGUM, e depois ler os comentários: definitivamente esta festa de OGUM está linda! Salve nosso Pai Ogum!!!!
    Adoro as lendas de São Jorge. E é realmente incrível a “coincidência” de seu sincretismo com OGUM!
    A cada dia me sinto mas abençoada por ter tido a permissão de fazer parte desta casa!
    Axé a todos!!!


  8. Nossa, o texto, assim como as lendas trazem simbolismos que podemos trazer para o nosso dia a dia.

    Se a gente levar em conta o conceito ocidental do ser mitológico dragão, poderíamos dizer que sua ira e a chama cuspida de forma impiedosa simbolizariam as paixões, os vícios… enfim, o lado sombrio que deve ser compreendido e assimilado para trazer harmonia e equilíbrio do ser.

    Numa das concepções orientais, o dragão foi um dos quatro seres chamado pelas divindades para criação do mundo e ele teria o domínio das águas e do tempo… assim, ao olhar pra a imagem de São Jorge sob o dragão, poderíamos ver também Ogum em equilíbrio com as águas.

    Ogum quer e nos permite viver em equilíbrio. Exemplos em lendas ou exemplos reais não faltam… só falta a gente fazer nossa parte com muito trabalho e inspiração!!!

    Ogum YÊ meu Pai!!!!

    Até amanhã irmãos!


  9. Axé Mãe Mônica, que Ogum possa com sua Espada, seu Escudo e sua Lança estar sempre ao nosso lado nos ajudando a vencer os terríveis dragões que tentam nos envolver, os dragões da inveja, da ignorância, do ódio, do egoísmo.

    Ogum tem suas Bandeiras
    uma Branca, uma Azul e a outra Vermelha
    a Vermelha é de guerra e a Branca é da Paz
    e a Bandeira Azul é a Bandeira do Mar.
    Patakori Ogum.


  10. As Lendas são muito bacanas, mas gostei mais da ” A Lua e São Jorge”, tem um lado mais realista, e talvez por isso faça maior sentido para mim… ( cavalo branco e príncipe, não faz meu tipo…rsrs).
    A explicação sobre a ligação de Ogum com a Lua, e as demandas enfrentadas por Ele, reforçam a grandeza desse Orixá trabalhando em nós…
    Inspirador, foi entender que o equilíbrio da Força de Ogum se dá com a Águas…. os pensamentos foram longe, além de fazer cair inúmeras fichas…

    Ogum Yê, meu Pai !

    Axé a todos


  11. Axé!!!
    Muito interessante ter esse conhecimento sobre as lendas.
    Que eu seja merecedora também da presença de Ogum na minha vida.

    Patacury OGUM


  12. Patacuri Ogum!

    Axé a todos irmãos! Que a Luz de Oxalá e a determinação e garra de Ogum estejam presentes em nossa vida!

    Muito boa a explicação mãe e é mais legal ainda que Dia 23 do mês corrente estaremos em lua crescente, simbolo de Ogum como a senhora mesmo disse!

    Tendo consciência do poder da lua e das forças que este guerreiro junto a ela podemos amanhã, olharmos para o céu, para a lua e para as estrelas, sentir as vibrações que os astros, nossos Pais e Mães orixás em especial neste dia Ogum nos emanam… respirar profundamente e do fundo de nossos corações agradecer as bençãos que o Senhor nos dá, as forças que nos sustentam e luz que nos ilumina!

    Ogum em seu cavalo corre e a sua espada reluz.
    Ogum em seu cavalo corre e a sua espada reluz,
    Ogum, Ogum megê, sua bandeira cobre os filhos de Jesus, Ogunhê!

    Saravá a umbanda,
    Saravá nosso Pai Ogum.


  13. SARAVÀ OGUM! Axé A TODOS FILHOS DA UMBANDA E FILHOS DE OGUM.Que as forças da lua e do guerreiro ogum e suas falanges traga suas energias a todos irmãos de fé que amanhã estaremos em festa em nossos terreiros pedindo proteção e benção SARAVÀ OGUM: SETE ESCUDO, OGUM MEGÊ,OGUM IARA,OGUM BEIRA MAR,OGUM SETE LANÇAS,OGUM DA RONDA,OGUM SETE ESPADAS.


  14. Que maravilha está essa festa de Ogum! Tenho certeza que a energia e a devoção a este Orixá está maior que muitas festas que vemos por aí. Impressionante a quantidade e a qualidade dos conhecimentos que estamos absorvendo nesta semana tão maravilhosa. Acho que mais do que os textos, essa determinação da Mãe Monica em propiciar tantos textos nesse blog, em especial nesta semana, nos mostram claramente a energia e atuação de Ogum! Tenho muito orgulho de chamar este Orixá de Pai, de estar ligado a este blog e de Ser não só Umbanda, mas Umbanda Carismática!

    Ogum é quem rege minha vida, é o que me faz levantar da cama de manhã e que me permite deitar nela tarde da noite. Ogum está nas minhas orações mas também nos meus pensamentos, no meu trabalho, nos meus relacionamentos. Ogum me orienta, me dá bronca e me recompensa. Ele me ensina que não existem problemas, que tudo é passível de superação e que a minha melhora traz melhora para todos a minha volta.
    Que todos possam sentir essa energia, esse poder como eu sinto que nunca duvidarão desse poder tão forte e divino.

    Patacuri Ogum!!


  15. Eu que já adorava a Lua agora, que sei que ela está ligada ao meu Pai Ogum, gosto ainda mais !!

    Ogum Yê, meu Pai !! Esteja sempre em ronda por todos nós !!

    Nossa, dia 23 já é amanhã !!!!! Essa semana passou depressa ….

  16. Solange disse:

    Mãe Mônica, realmente hoje já é quinta-feira, quantas emoções, quantas informações estão sendo repassadas e não há como negar que a semana foi ótima, gostei muito da lenda da lua e São Jorge mas, particularmente adorei conhecer as ferramentas de Ogum. Fico aqui pensando o que a senhora irá nos proporcionar no dia de amanhã. Aposto que será um dia mais que especial de muitas surpresas estou ansiosa aguardando. Que o manto de Ogum lhe cubra de muito Axé. Grande abraço!!


  17. O simbolismo na lenda do dragão é bem interessante, há muitos detalhes que enriqueceram o sentido da história, embora a mensagem seja a mesma, da busca do auto conhecimento e eliminação do mal interno de cada um.
    A simbologia da imagem de São Jorge sob o dragão num sentido
    intrínseco aponta a luta de cada um para derrotar seu próprio dragão
    interno, seu super ego, seu falso eu… é uma luta de si para consigo mesmo.

    A imagem do homem, São Jorge seria a personificação da razão, do pensar para agir, comandando o cavalo, ou seja, direcionando suas emoções, seu ímpeto e seus instintos e equilibrando-os em cima do dragão que seria a personificação dos instintos negativos, usa a lança ou espada na mão como objeto de retidão, em busca do alvo a perfurar e matar o dragão, eliminando seus males.
    A própria imagem de cima para baixo, nos mostra o quanto precisamos ser firmes, estarmos acima com a razão, para direcionar e equilibrar nossas emoções (o cavalo no meio) onde razão e emoção derrotam o mal, que esta abaixo, em nossos instintos negativados….para só então partimos para lutas externas…fora de nós. Há que se ter humildade e sabedoria para identificar nossos males internos.

    Quando se reza para Ogum, há que se pedir proteção, direcionamento e força para combater principalmente os males internos; a raiva, a inveja, a ganância, a falsidade. E a partir desse trabalho interno, dessa consciência, pedir em oração:” Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, Tendo mãos não me peguem não me toquem, Tendo olhos não me enxerguem, e nem pensamento eles possam ter para me fazerem mal… “
    A busca de uma avaliação interna e a busca de equilíbrio e da oração facilitam a proteção da ação Ogum em nossas vidas porque mudamos a faixa vibratória, e dificultamos a ação externa do mal.
    É um trabalho interno diário, é um “orar e vigiar” constantes, que trazem boas recompensas, pois nos tornamos conscientes de nossa caminhada.
    A Mãe Mônica dizia em suas aulas, “Ogum não faz por mim, Ele faz comigo…Ele faz através de mim”…pois bem, Ele age se nós nos direcionarmos internamente e buscarmos vossas forças.
    Tudo isto faz muito sentido, mas não é uma etapa superada para mim e creio que para ninguém neste plano terreno, estamos em processo diariamente, uns mais outros menos…e literalmente “matamos um dragão por dia”.
    Tem um ponto de Ogum que se encaixa bem nesse sentido: ”…♪ eu não seria nada, se não fosse OGUM pra seguir comigo em minha estrada”.♪

    Salve, Senhor da retidão e da determinação!
    Ogunhê meu Pai!


  18. Concordo com a irmã que diz que precisamos ter humildade e sabedoria para identificar nossos males internos. E digo mais: é preciso ter muita força para trabalhar aquilo que é mais negativo dentro de nós. Mas é exatamente por isso que estamos aqui, afinal a Umbanda é reforma íntima e se somos umbandistas é porque estamos predispostos a trabalhar isso.

    No entanto discorso quando a irmã diz que precisamos primeiramente “derrotar o mal que está em nossos instintos negativos para só então partir para lutas externas”. Oras, se ficarmos trabalhando apenas nós mesmos até o dia em que não hajam mais sentimentos negativos dentro de nós para só depois partir para os trabalhos externos não estaremos ajudando o próximo, fazendo a caridade e muito menos praticando a Umbanda. É obvio que a reforma íntima deve ser uma constante em nossa vida, deve ser um trabalho diário, mas se ficarmos esperando “virarmos Santos”, sem nenhuma crise interna, para só depois arregaçarmos as mangas e trabalharmos …. vamos ficar a vida toda voltados somante para os nossos umbigos.
    Rezando “Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, Tendo mãos não me peguem não me toquem, Tendo olhos não me enxerguem, e nem pensamento eles possam ter para me fazerem mal…” já estamos combatendo o mal externo, só que para nós mesmos. Precisamos combater o mal externo pensando em todos, no bem comum.

    Faço minhas as palavras da Mãe Mônica que ainda diz em suas aulas: “Ogum não faz por mim, Ele faz comigo. Ele faz através de mim” pois acredito que, não só com ela, Ele também faz COMIGO, através de mim e de qualquer pessoa que assim queira e que assim se posicione.
    Essa pode não ser uma etapa superada para algumas pessoas, mas é generalizar demais dizer que não é uma etapa superada para ninguém. Para mim essa é uma etapa mais do que superada. Tenho minhas falhas internas sim, trabalho minha reforma íntima todos os dias sim, choro e erro sim, mas arregaço as mangas e trabalho meu interno e meu externo em prol de mim mesma e do todo de qual faço parte.

    Ogum faz comigo e através de mim, todos os dias !
    Patacuri, Meu Pai !!


  19. Salve todo povo da umbanda,

    Axé irmãos,
    Em minhas pesquisas pela internet encontrei essa informação sobre nossa tão utilizada espada de OGUM e gostaria de compartilhar com vocês.

    Há mais de duas décadas que a NASA (agência espacial americana) tem pesquisado formas de purificar o ar de ambientes fechados que contenham materiais sintéticos, como forma de melhorar a qualidade do mesmo nas viagens espaciais ou estadias na Estação Espacial Internacional.
    Como resultado da pesquisa conduzida pelo Dr. Bill Wolverton, a NASA descobriu que certas plantas domésticas comuns são purificadores naturais do ambiente, ou seja, elas não apenas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio através do processo de fotossíntese, mas também removem do ambiente elementos prejudiciais a saúde humana, tais como o benzeno e o formaldeído. Entre as plantas com tais propriedades está a famosa Espada-de-São-Jorge (Sansevieria Trifasciata

    Velha conhecida dos brasileiros, especialmente dos umbandistas, para os quais possui a propriedade de neutralizar as energias negativas do ambiente, a Espada-de-São-Jorge possui a capacidade de absorver formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, purificando o ar dessas substâncias tóxicas.
    A Espada-de-São-Jorge é uma planta de origem africana, de extrema resistência tanto ao frio quanto ao calor, e que requer poucos cuidados, sendo bastante tolerável a baixa fertilidade do solo. Suas folhas apresentam uma coloração verde acinzentada em duas tonalidades de estrias: uma mais escura e uma mais clara.
    Além de ser uma planta purificadora do ar, e de ser considerada pelos umbandistas como purificadora espiritual, ela também pode ser usada em jardins ou vasos como uma planta ornamental que requer poucos cuidados, porém deve-se tomar cuidado para que crianças e animais não comam suas folhas, já que ela é uma planta tóxica.

    Ogum Yê, meu Pai !

    Axé a todos


  20. E amanhã já é sexta…essa semana passou voando.
    Foi uma semana muito especial com muitas emoções e informações.
    Que possamos ter a força a determinaçao e a retidao de Ogum em nossas vidas.

    Ogum tem sete espadas pra me defender, eu tenho Ogum em minha companhia, Ogum é meu Pai, Ogum é meu guia……isso é muito bom!!!
    Salve Ogum


  21. Chego ao final da 5a feira cheia de “garra” e agradecida por todas as matérias, artigos e depoimentos aqui postados em homenagem ao Grande Orixá Ogum.

    A lenda do dragão e da lua é inspiradora, assim como a Umbanda.

    O conhecimento de Mãe Mônica e o seu altruismo é majestoso.

    E é assim que reconheço e me curvo mais uma vez ao meu Pai, pois quem é filho de Ogum não sofre demanda.

    Patacuri meu Pai. Salve Ogum.


  22. Sempre acompanho este BLOG POR INTEIRO, TEXTO E PRINCIPALMENTE TODOS OS COMENTÁRIOS,… é muito enriquecedor.

    Difícil acreditar que a imagem de São Jorge nos indique que é preciso matar e eliminar o mal que existe dentro de nós, que é uma luta de “si para consigo mesmo”. Ogum e até mesmo São Jorge vão mais além.

    É preciso compreender que ao eliminar o negativo só restará o positivo e isso representaria também um desequilíbrio. É preciso reconhecer e trabalhar nossos defeitos, mas eliminar ou brigar consigo mesmo é agir sob as emoções porque eliminando o mal deixamos de aprender com ele … brigar consigo mesmo é não não ser feliz. Estrategicamente é um erro.

    Nossos erros e defeitos, quando reconhecidos e trabalhados de forma racional tendo amor como energia nos torna mais tolerantes, vigilantes, fortes e antenados com o que acontece ao nosso redor. Como seria possível conhecer ou ler sobre o baixo astral se cada um eliminasse o mal existente? Como os Exus trabalhariam infiltrados se eles não tivessem conhecimentos sobre a ação negativa? O prefácio do livro Legião, escrito pelo espírito Angelo Inácio nos dá uma idéia disso…

    O poder de Ogum atua sob todos, independente se você está ou não em uma determinada condição, se você quer ou não que ele atue, se você superou ou não uma etapa. Não depende se você reza ou se você acredita ou não. Não existe “se” ou “depende”. A Lei sabe qual o estágio de evolução de cada ser, Ela sabe quem chora de verdade, quem é e como é cada pessoa, portanto não é preciso se preocupar com TODO O PLANO TERRENO ou qualquer outro plano, basta se preocupar mais consigo mesmo, trabalhar e amar muito!

    Ogum faz comigo e faz através de mim também… porque se ele tiver que fazer algo no meu lugar sei que estarei “na roça”…rs..

    Ogum é Lei!

    Axé Irmãos!


  23. SALVE OGUM MEU PAI!!!!! Cada vez mais a força de Ogum esta presente em nossas vidas. As lendas so confirmam a grandiosidade de Meu Pai. Uma vez mais Mãe Monica o seu desprendimento, vem nos mostrar o quanto iluminada é esta guerreira filha de Ogum. Que Ogum lhe abençoe todos dias de sua vida.
    PATAKURI MEU PAI!!!!!!!!


  24. Que legal agora relacioná-Lo através de lendas, simbologia e psicologia. É o máximo esse blog! Essa semana tá linda!
    … e pra comemorar mais um pouquinho, segue trecho da linda música de Caetano que tem tudo a ver com as explicações sobre o símbolo lunar:
    “(…)
    lua de São Jorge
    lua maravilha
    mãe, irmã e filha
    de todo esplendor
    lua de São Jorge
    brilha nos altares
    brilha nos lugares
    onde estou e vou
    lua de São Jorge
    brilha sobre os mares
    brilha sobre o meu amor
    (…)”
    Axé!


  25. Mae e muito emocionante ver tantos depoimentos sobre Ogum, como esse Orixa e querido e reconhecido, mas precisa mais, mais dedicacao, mais determinacao, mais coragem, para fazer nosso parte, e nao deixar tudo para para nosso Pai Ogum ne, aja paciencia, e docura de nossas maes da agua, para conosco.
    E todos as curiosidades sobre nosso pai, inspira, assim como ele, a confiar plenamente, e agir com coragem, o medo e falta de fe, sendo assim, muita inspiracao e coragem a todos nos…..

    Axe


  26. Axé Mãe Mônica, a semana está terminando, e Senhora nos presenteou com maravilhosas informações sobre Ogum.

    Gostei muito do texto e peço ao Pai Ogum que continue nos defendendo dos
    “Dragões” com a sua espada e, que me ajude a me libertar do meu “Dragão”.

    Salve nosso Pai Ogum!

    Muito Obrigada !


  27. Mais do que nunca Ogum esta cada vez mais presente no nosso dia dia, com esta quantidade de informações que a Mãe Mônica vem nos passando com certeza Ogum esta muito feliz com esta corrente que foi formada ao longo da semana.

    Não vejo a hora de chegar Sexta-Feira e poder louvar mais um dia ao nosso Pai Guerreiro !!!

    Patacuri meu Ogum, Ogum YÊ meu Pai !!!!

  28. Sandra & Reinaldo disse:

    Nossa que semana MARAVILHOSA! Quantos ensinamentos, quanta informação… Obrigada Mãe Mônica por tudo que você nos proporciona e por transmitir tudo o que sabe!! Por nos mostrar com tanta clareza quem é este Orixá. Sua força, seu poder, sua energia! Salve OGUM!

    Aguardo ansiosa nossa Festa. Tenho certeza absoluta que será emocionante, assim como tem sido nossa semana! Aliás, cheias de Espadas dele pelo meu caminho… Nunca reparei tantas… rsrsrsrsr São vasos, canteiros, floreiras… Tem na frente da padaria, na frente da lanchonete, no cabelereiro, na frente das casas… Gente!!! Tenho visto muuuiitas!

    Coincidências a parte, ganhei um “vasão” cheinha delas neste final de semana! Bom, né?!

    Axé a todos!


  29. É extremamente motivante ler sobre OGUM, sempre que leio texto ótimos como esse do blog, tento fazer ligação com a nossa vida, e uma das palavras que mais me chamou a atenção é EQUILIBRIO, não existe o mal sem o bem, masculino sem o feminino, energia de fogo sem a energia da água. A Umbanda veio para me mostrar que precisamos buscar sempre o meio termo, e que nada, absolutamente nada funciona somente em uma polaridade. Um dos comentários da irmã acima que diz temos que tratar primeiro dos nosso negativo para depois tentar ajudar ao próximo, acho que é mais um exemplo do que devemos aplicar o equilibrio, não só os nosso problemas, mas também o do próximo, meio a meio e sempre, com força, doçura e muito amor!
    Chegou o grande Dia! PATACURI senhor da retidão! OGUM YÊ!


  30. Nossa!
    Linda a Lenda do Dragão , a Lua e São Jorge , as Ferramentas , e muitas informações que foram postadas aqui no decorrer de toda semana .
    Faz-se perceber mais ainda que a nossa Umbanda é realmente toda fundamentada . Faz-se prestar atenção e perceber como ficou mais claro o sentido de muito que se diz nas letras de nossos lindos pontos cantados , pois muitas letras , por mais simples e inocentes que sejam , vão muito além do que uma simples rima .
    Obrigado Mãe Mônica .

    “OGUM VENCEU DEMANDA
    NOS CAMPOS DE HUMAITÁ
    CRUZOU SUA ESPADA N’AREIA
    LAVOU SEU ESCUDO NO MAR ”

    Ogum Yê Meu Pai


  31. Bom irmã, se você viu a frase:“derrotar o mal que está em nossos instintos negativos para só então partir para lutas externas” como algo parado e estagnado não foi a intenção do que eu quis passar…antes de sairmos para o mundo diariamente precisamos rever nossos conceitos internos. A cada novo passo precisamos rever nossa conduta, principalmente para lidar com o próximo. Se esta frase lhe incomodou ou você viu como algo estagnado, e voltado ao próprio umbigo… talvez seja o caso de rever seus conceitos, (e não os meus) …não é verdade?!
    Você não lê meus pensamentos e não vê minhas ações para saber se estou ou não ajudando o próximo.

    Você escreveu: “Essa pode não ser uma etapa superada para algumas pessoas, mas é generalizar demais dizer que não é uma etapa superada para ninguém”… qual o problema de eu pensar dessa maneira?! Nos lugares onde estive, com quem convivi, nas minhas experiências de vida pude perceber que cada um de nós tem suas pendências internas, seu lado menos trabalhado.
    E dai ser assim?! Estamos estagnados? Lógico que não….é um processo.

    Venho lendo as matérias sobre Ogum ao longo da semana, me envolvendo
    com toda essa energia e essa quantidade de informações. Resolvi postar
    meu comentário falando sobre a imagem de São Jorge, porque sempre
    ouvi dos meus avós sobre a luta desse Santo derrotando o dragão, mas escrevi do meu jeito e acrescentei minhas vivências…só.
    Tudo que foi citado, é tudo que acredito. Mas reafirmo que são minhas verdades, assim como li relatos das verdades das demais pessoas por aqui, nem tudo que é postado pelos demais faz sentido para minhas verdades, para minha maneira de ser, mas enriquece e amplia a visão…então observo como uma composição diferente da minha, que se encaixa naquela maneira de ser…e ponto final.
    o que escrevi foi só um comentário baseado na restrita visão que eu tenho do mundo.
    Até mais!


  32. Ogum

    Cantavam num tal tempo e canto, um conto,
    Que um moço tendo na aldeia chegado
    Tentou conversar em vão e ficou tonto
    Sem respostas de um povo silenciado.

    O tal moço sentiu-se furioso,
    Por fantasiar aquela zombaria
    Do povo, a quem se mostrou poderoso
    E matou todos com sua artilharia.

    Tempos depois, chegando noutra aldeia,
    Contou o ocorrido para um ancião.
    O velho falou ser coisa na veia
    Do povo, nuns dias, nada dizer não.

    O moço, Ogum, sentindo-se culpado
    jurou proteger todo o injustiçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário