segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jetuá, Boiadeiros !!!

jul 22

O corpo começa a estremecer, o coração bate mais forte e a coragem, a determinação, a força, a sabedoria, a seriedade e a alegria tomam conta do mental e do emocional do médium que rapidamente gira começando a dançar e a movimentar seu chicote. Ao gritar “Ô Boi!” demonstra o vigor e a força do Boiadeiro agora em terra. O plano astral inferior estremece pois não tem mais como escapar do laço do Boiadeiro que rapidamente envolve todos os seres negativos que perturbam o médium e a Casa Santa. Com amparo de Ogum, seu Orixá protetor, o boiadeiro encaminha todos esses malfeitores para o domínio da Lei, onde serão refreados e redirecionados para o cumprimento da Lei com a grande oportunidade de evolução, o que demonstra ser este um grande trabalho de caridade e, principalmente, de amor ao próximo.

Os Boiadeiros vêm dentro da corrente de Oxóssi, dos Caboclos. Eles são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, “o caboclo sertanejo”. São os vaqueiros, boiadeiros, laçadores, peões, tocadores de viola … é o mestiço brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro e assim vai. Para algumas correntes de pensamento umbandista, esses espíritos já foram Exus e, numa transição de grau evolutivo, hoje se manifestam como caboclos boiadeiros.

Sofreram preconceitos como sendo os “sem raça” e sem origem mas ganharam a terra do sertão com seu trabalho e luta, sempre respeitando a natureza e aprendendo um pouco com o índio e suas ervas que curam; um pouco com o negro e seus Orixás, mirongas e feitiços; um pouco com o branco e sua religião que fala de Jesus e de Nossa Senhora com respeito e carinho.

Formam uma linha mais recente de espíritos, já que na primeira década da fundação da Umbanda, em 1908, não havia manifestação explícita dessa linha de trabalho. No astral, porém, ela já se preparava para trazer seus ensinamentos, sua alegria e suas experiências, chegando em massa após os anos 20. Os boiadeiros já conviveram mais com a modernidade, com a utilização da roda, do ferro, das armas de fogo e com a prática da magia na terra, e esse ponto ajuda muito a diferenciá-los dos caboclos, que representam povos de costumes mais primitivos e conhecimentos mais naturais.

De modo geral os Boiadeiros usam chapéus de couro com abas largas para proteger do sol forte, calças com as barras arregaçadas e movimentam-se muito rápido. O chicote e o laço são suas “armas espirituais”, verdadeiros mistérios, e com eles vão quebrando as energias negativas e descarregando os médiuns, o terreiro e os consulentes. A corda é usada com sabedoria para laçar o “boi brabo”, para “pegar aquele que se afasta da boiada”, ou para “derrubar o boi para abate”.

Dentro do campo mediúnico os boiadeiros fortalecem o médium, abrindo a porteira para a entrada dos outros guias e tornando-se grandes protetores, como os Exus. Da mesma maneira que os Pretos Velhos representam a humildade, os Boiadeiros representam a liberdade e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples mas com uma força e uma fé gigantescas.

Jetuê, Jetuá
Corda de laçar meu boi
Jetuê, Jetuá
Corda de meu boi laçar
Jetuê, Jetuá
Boiadeiro laçador
Jetuê, Jetuá
Meu boi fugiu, eu vou laçar ….

Salve os Boiadeiros! E um final de semana de muita força, muita coragem e muito Axé a todos!


23 comentários para “Jetuá, Boiadeiros !!!”


  1. Tenho um carinho muito especial por essa linha de trabalho tão forte da nossa Umbanda. A alegria e o poder de trabalho desses espíritos sempre me encantaram e seus ensinamentos sempre me fizeram ver a vida de forma diferente e mais bonita.

    Jetuá, Boiadeiros!
    Que meus caminhos possam sempre ser guiados e protegidos por vós!


  2. Axé Mãe Mônica, divina e maravilhosa linha de trabalho, cada gira de Boiadeiros, traz toda uma força, uma determinação incomparáveis, é um privilégio poder participar de um trabalho de Boiadeiros, que os Senhores Boiadeiros estejam sempre a minha volta, guiando-me pelas veredas, pelos caminhos estradas e por toda minha caminhada de evolução.
    Jetuá, Boiadeiros.
    João Carlos


  3. Nada mais bonito e forte do que o trabalho da linha de boiadeiro. São grandes, sérios e quando estão em terra seu trabalho quebra qualquer demanda e nos deixa encantados. Adoro o trabalho desses espíritos sábios, perspicazes, benevolentes.

    Soltei a minha boiada na campina só pra ver onde ela ia
    Subiu morro desceu morro acompanhando a Estrela Guia.

    Jetuá, Força pacificadora!
    Jetua, Força Maior!
    Jetuá, Boiadeiro!!!!!!


  4. A coragem e determinação que essa linha de trabalho me proporciona é de emocionar! A seriedade dos trabalhos, o sentimento de grandeza, de proteção, a confiança que me passam, faz com que eu agradeça do fundo do meu coração, todas as vezes que eles chegam e nos abençoam com suas atitudes, conselhos e sabedoria. Foram muitas as ocasiões em que fui ajudada pelos boiadeiros, quando promoveram uma “limpeza” e um reequilíbrio geral. Muito tenho a agradecer por toda a ajuda que recebi e, tenho certeza, continuarei recebendo.
    Salve, Srs. Boiadeiros! Jetuá!


  5. Também tenho um carinho muito especial por essa linha de trabalho, pois foi através deles que a minha “porteira mediúnica” foi aberta… Até hoje posso sentir o acelerar desgovernado do coração e uma energia imensurável, uma verdadeira “bomba energética” capaz de proteger toda a egrégora e ainda se estender por quilômetros e quilômetros, como se fosse realmente “a cavalo” até os mais necessitados.

    Salve os Boiadeiros!


  6. Os Boiadeiros são muito importantes em minha vida pois me ajudam em inúmeras situações. Sou muito grata e adorei saber mais sobre eles, obrigado.


  7. Linha de Trabalho extremamente forte e direcionadora, seu olhar vai longe, percorrendo campos que nem conseguimos imaginar. Tenho experiências inesquecíveis com essas Entidades, de força, de determinação, de coragem, de habilidade…
    Meus agradecimentos e Minha reverência Srs. Boiadeiros !


  8. Quanta alegria eu vejo e sinto numa gira de boiadeiros. Com seus chicotes a cortar o alto, o baixo, a direita e a esquerda, dançam e cantam com simplicidade e muita força vibratória. E é nessa dança e com o movimento de seus laços que eles capturam espíritos perdidos e necessitados de ajuda ou simplesmente expulsam espíritos obsessores do terreiro. Também “limpam” seus médiuns e os energizam, equilibrando seu emocional.

    Os boiadeiros representam a própria essência da miscigenação do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstições e fé.

    Jetuá, Boiadeiro, Jetuá.


  9. Os boiadeiros são sempre muito alegres. São também muito simples e trazem a sensação de liberdade. Expressam o amor a natureza através do campo e demostram força , respeito e muita fé.
    Jetuá, Boiadeiros!


  10. Abençoada seja a linha dos Boiadeiros que sustentam de forma única seus médiuns.
    Só posso agradecer pela companhia e por ter um espírito tão benevolente que me acompanha e que me dá força, que se chama Boiadeiro, Jetuá!!!

    Muito bom ler esse texto e se arrepiar só de lembrar!!!

    Axé e Obrigado.


  11. Boiadeiros que tantos nos ajudam, que realizam um grande trabalho na nossa Umbanda.
    Muitos de nós não têm essa consciência, essa percepção, mas está na hora de perceber que o trabalho é imenso, forte e sério, é necessário que leiam esse artigo com um olhar além mais intenso, que seja lida com muita atenção, todas as suas características, toda sua luta, que absorvam essa energia e se concentrem quando essas entidades estiverem em terra auxiliando nos trabalhos.

    Muito Axé a todos

  12. andréa vieira disse:

    Sensação única! só de lembrar da força deste Guia, sinto calafrios!!!
    Tenho só boas recordações, bençãos alcançadas por essa força, sou muito grata!
    Que todos possam sentir tudo o que realmente essa linha representa!
    Axé
    Andrea Vieira


  13. Jetuá Boiadeiro !
    Salve esta Linha que reflete em sua pujança as características da Umbanda e do povo brasileiro .
    Giras de Boiadeiro é daquelas que traz consigo uma verdadeira “ventania”,que determina , ordena e dá cabo dos mais diversos assuntos .
    Movimento , cheiro de terra , companheirismo , coragem , otimismo é um pouco do que sinto numa gira de Boiadeiros , digo “pouco” porque é muito mais do que só isso .
    Contagiante e emocionante.

    SALVE os Boiadeiros!


  14. Alegria no ser e seriedade no fazer.
    Liberdade na ação e amor no coração.
    Fruto da mistura brasileira
    É uma linha guerreira
    Que luta por seus irmãos
    Com chapéu na cabeça e chicote nas mãos
    Assim é o boideiro
    Um amigo verdadeiro
    Um fiel do Senhor e leal companheiro.

    Jetuá boiadeiro!


  15. Emocionante!

    Só de ler o texto já é possível sentir uma energia diferente e envolvente. Particularmente me sinto muito a vontade com a linha dos boiadeiros que trazem, por tras de sua aparente “braveza”, muitos ensinamentos preciosos para viver em total comunhão com o Espírito. Seus laços modificam em muito o ambiente e são espíritos que abrem e fecham as porteiras da mediunidade como nenhum outro. Com trabalhos voltados para limpeza, doutrina e cura, é impossível sair de uma consulta com um boiadeiro da mesma forma que se entrou nela.

    Jetuá, boiadeiro!


  16. Com este maravilhoso texto sobre ‘a ação desta linha de trabalho, lembro-me de oportunidades de presenciar toda ‘a movimentação, gestos, gritos, etc… em giras; até quem está na assistência, com toda certeza sente o quanto potencializa e revigora todos os presentes.
    Axé ‘a todos!


  17. A Umbanda e suas linhas são um tesouro para nós,praticantes ,e para quem deles tem o privilégio de se aproximar.Axé!Salve os Caboclos Boiadeiros !Salve Oxóssi!!!


  18. Os Boiadeiros são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, “o caboclo sertanejo”. São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola. O mestiço Brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro e assim vai. Os Boiadeiros representam a própria essência da miscigenação do povo brasileiro: nossos costumes, crendices.
    Jetuá Boiadeiros!
    Ubirajara


  19. Tenho a oportunidade de trabalhar com o João Boiadeiro. É muito ordenador, gosta de colocar os pingos nos is, ajuda muito as pessoas na parte de trabalho, atua muito cortando demandas, só de acender uma vela a ele já corta todo e qualquer energia negativa, recolhe espíritos, posso dizer que é maravilhoso trabalhar junto a essa entidade e principalmente a linha toda dos senhores boiadeiros…
    Jetuá seu Boiadeiro! Jetuá João Boiadeiro!!!


  20. Descrição perfeita de uma incorporação de boiadeiro. Parabéns!


  21. “Meu cigarro de palha, meu cavalo ligeiro; minha rede de malha, meu cachorro trigueiro; quando a manhã vem clareando, eu deixo a rede a balançar; no meu cavalo vou montando, deixo o cão pra vigiar; ‘cendo’ um cigarro vez em quando, pra me esquecer de me ‘alembrar’, que só me falta uma bonita morena pra mais nada me faltar; vai boiadeiro que o dia já vem, leva o teu gado e vai pensando no teu bem”


  22. “OLA AMIGOS UMBANDISTAS,TENHO A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM O BOIADEIRO JOÃO BARRADA, UM GRANDE CABOCLO BOIADEIRO,QUE TRABALHA NA PRATICA DA CARIDADE, TAMBEM AJUDANDO A ABRIR CAMINHOS PARA TODOS OS QUE PRATICAM O BEM.”
    ” SALVE BOIADEIRO. “


  23. Olá bom dia! Semana passada dei uma rápida olhada nesse texto, mas ontem quando senti a força dele em mim lembrei dos começo desse artigo. Sim, ele é um guia maravilhoso que traz realmente toda sua força, da pra sentir ela fluir por todo o corpo e é uma sensação maravilhosa. Tenham todos um ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário