segunda-feira, 26 de julho de 2010

Caô Meu Pai Xangô!

out 27

Xangô é o Orixá da Justiça e do Equilíbrio; Senhor do fogo, dos trovões e das pedreiras. Não cede nem à flexão e nem à pressão, é rígido e estável como as rochas, julga de forma severa mas sem precipitação e finalmente estabelece aXango ordem tranquilizadora. Devemos estar preparados e conscientes ao pedir Justiça à Xangô pois ela será feita, mas não a justiça dos homens e sim a Justiça Divina.

É mais comumente sincretizado com São Jerônimo, que tem dia comemorado em 30 de setembro, ou São João Batista, que comemoramos em 24 de junho. Suas cores são o marrom, o vermelho ou o cinza; seus símbolos são o machado de dois cortes que remete à imparcialidade, a balança que está ligada à justiça e a estrela de seis pontas que representa o equilíbrio; suas pedras são o olho de tigre e a pedra do sol. Na pedreira, com Iansã, Xangô nos traz o arrojo, a determinação, a fortaleza, a segurança, a firmeza e a sustentação. Na cachoeira, com Oxum, Xangô nos purifica, nos energiza, nos dá vida, vigor, saúde e inteligência.

Oração à Xangô:

Meu pai Xangô, o senhor que é rei da justiça, olhai a todos que imploram a vossa proteção e a vossa benção. Que do alto de sua pedreira nos mandeis a faísca de um raio luminoso, a fim de podermos tratar com serenidade e com a mais pura justiça os nossos semelhantes.
Faça valer sempre a vontade Divina, purifique minha alma nas águas de sua cachoeira. Se errei, conceda-me a luz do perdão. Faça de seu peito largo e forte meu escudo para que os olhos de meus inimigos não me encontrem. Permita, Pai, que eles não atinjam meu corpo nem minha alma.
Empresta-me sua força de guerreiro para combater a injustiça e a cobiça. Que eu não faça e nem sofra injustiças.
Clamo, Pai, para que a justiça divina seja feita para todo o sempre. Proteja-me, senhor do fogo e da vida, para que não me falte a coragem, a alegria de viver, a fé e a caridade.
Ó senhor do machado sagrado! Peço que o meu coração seja puro e que tenha a força das rochas que sempre estão sobre o seu domínio. Abençoe-me, grande Orixá, ensina-me a ser bom e justo, instrui-me a amar meus semelhantes tanto quanto Pai Oxalá me ama.
Conceda-me a graça de receber sua luz e sua proteção.
Minha devoção te ofereço!
Caô Xangô, Caô!

Uma semana de muito equilíbrio a todos! Axé!

Escrito por Mãe Mônica Caraccio \\ tags: ,

18 comentários para “Caô Meu Pai Xangô!”


  1. Caô Xangô, Caô!

    Com certeza, nem sempre estamos preparados para a sua ação em nossas vidas. Ainda somos pequeninos e egoístas demais para aceitar e reconhecer as injustiças que praticamos contra os outros. Peço-te apenas o equilíbrio para aceitar com serenidade tudo o que eu não puder mudar…

  2. Daniel disse:

    “Devemos estar preparados e conscientes para pedir justiça a Xangô”, “Se errei, conceda-me a luz do perdão” e “instrui-me a amar meus semelhantes tanto quanto Pai Oxalá me ama.”
    São trechos de arrepiar que dá pra levar pro resto da vida.
    Caô meu Pai Xangô!!!

    Axé irmãos!!!


  3. Axé Mãe Mônica! Que nosso Pai Xangô possa estar sempre a nos equilibrar na Fé, na Razão e no Amor. Que tenhamos a grandeza de entender sua justiça e aceita-la seja como for, pois é a Justiça que pedimos em espírito. Nesta maravilhosa Oração a Xangô que eu possa ser ouvido e atendido, e se algum dia eu perder a Fé no meu Senhor, derruba suas pedreiras sobre mim.
    Caô Xangô, Caô!
    sua benção minha Mãe
    João Carlos


  4. Caô meu Pai Xangô!
    Quando penso em Xangô me vem a sensação de segurança e força imbatíveis. É a Ele que recorro quando passo por questões relacionadas à justiça e ao equilíbrio. Assim, concordo plenamente com o texto, não peço a Ele que tudo corra a meu favor mas sim, que me ajude a enxergar a verdade, independente de quão dura ela seja, esse é o significado dessa energia; que a gente tenha a coragem de nos reformar intimamente, sem julgamentos.
    Axé irmãos de Fé!


  5. Mãe Mônica
    É sempre renovador ler as informações do blog e lendo o texto sobre Xangô reflito sobre o que pensamos sobre a Justiça e não seria incerto dizer que muitas vezes ficamos limitados à Justiça dos homens, imperfeita. Porém estamos falando do Divino e portanto tal Justiça é grandiosa e tão abrangente que só mesmo sendo Umbandista para compreender tal dimensão.
    Que Xangô do alto de suas montanhas, com a firmeza de suas pedras e capaz de gerar a água divina de Oxum nos abençoe a todos !


  6. Olá.

    Oração perfeita, para aqueles momentos onde temos duvidas de estarmos agindo certo ou não…. onde acreditamos estar sendo demandados…. onde muitas vezes não nos damos conta do nosso próprio desequilíbrio.

    Conheço muito umbandista que prefere catapora a acender uma vela a Xangô, e não é por respeito…mas por puro medo. Agora me diz como podemos ter medo da justiça maior, afinal não é pra acerto de contas que estamos TODOS nessa dimensão e na condição de encarnados ?!….

    Então coragem gente… velinha marrom acessa e muita oração pedindo equilíbrio na caminhada…

    Caô Meu Pai…salve suas pedreiras.

    Axé a todos.


  7. “Se errei, conceda-me a luz do perdão, clamo, proteja-me senhor do fogo e da vida , para que a justiça divina seja para todos e sempre. Abençoa-me, grande Orixá, ensina-me a ser bom e justo, instrui-me a amar meus semelhantes tanto quanto Pai Oxalá me ama e me amou muito na hora que me deu uma nova vida……..”

    Que em nossa jornada muitos dias sejam iluminados para todos irmãos!!


  8. Mais um trecho desta linda oração que, além de arrepiar como diz o Daniel, me mostrou com muita clareza a única coisa que posso pedir a Xangô,

    “…proteja-me, senhor do fogo e da vida, para que não me falte a coragem, a alegria de viver, a fé e a caridade… ensina-me a ser bom e justo…”,

    é só isso que posso almejar, não necessitamos mais solicitar por justiça, basta lembrar que ela já está presente diariamente em nossas vidas, pois tudo acontece ou deixa de acontecer por nosso merecimento (lei da ação e reação) e por nossas afinidades (lei a atração), nós só precisamos compreender isso e agradecer.

    Caô meu Pai.

  9. Samira Maria disse:

    Câo meu Pai Xangô, Câo. Reverencio vossa força, vossa luz. Que o vosso machado nos defenda de todas as injustiças, mas que jamais sejamos injustos. Traga-nos a vossa serenidade, discernimento e equilíbrio em todos os momentos, principalmente nos mais conturbados e coragem para aceitarmos o correto dentro da vossa lei. Há um ponto que diz assim “Quem deve paga e quem merece recebe”…… Não devemos temê-lo pois sua ação é o consentimento de nossa evolução….é a prova do seu amor por cada um de nós, seus filhos. Salve vossas Forças, salve vossa Luz, Saravá meu Pai Caô, Câo Cabêcilê.


  10. Interessante que a ação Xangô é um passaporte para a evolução espiritual através da reforma íntima. Primeiro o vemos como um redentor, um “justiceiro” trabalhado em favor de nossas paixões egoístas. Aí, conforme nos doutrinamos percebemos que a justiça divina é absoluta e não relativa. Toda moeda tem dois lados e, como a justiça é cega e “quem deve paga e quem merece recebe”, percebemos que a ação Xangô pode vir contra nós e não para nos vingar.
    Aí decidimos que “julgar” segundo nossa visão deturpada não é correto e nem é bom negócio. Melhor pedir perdão que pedir justiça! Quem julga é Deus(Xangô).
    Então percebemos que é “justo” perdoar nossos algozes, pois nós também pedimos o perdão às nossas vítimas. Acho que perdoar é uma forma de transmutação de energia e de karma em uma ação Omulu/Obaluaiê.
    A lei de Xangô é rígida e se repetirá quantas vezes forem necessárias até que haja a transmutação. Mas é ai que vem a maior dificuldade (pelo menos para mim), pois para perdoar é preciso amar incondicionalmente (ação Oxum).
    Quando cheguei à Umbanda Carismática, Xangô era o orixá que mais me exercia fascinação. Hoje, graças aos ensinamentos da espiritualidade através da Mãe, do Pai e dos irmãos entendo que nenhum orixá trabalha isoladamente.
    O que seria de nós sem Oxum? E qual seria o sentido de uma lei de causa e efeito sem Obaluaiê?

    Salve as sete linhas de umbanda! Salve nossos guias! Salve nossos irmãos, todos unidos na fé de Oxalá!


  11. Caô Cabecile meu Pai , Caô …
    “Que do alto de sua pedreira nos mandeis a faísca de um raio luminoso, a fim de podermos tratar com serenidade e com a mais pura justiça os nossos semelhantes.”
    É sob a vibração de XANGÔ que aprendemos (as duras penas de gente cabeçuda) que mais cedo ou mais tarde ( as vezes bem mais cedo do que esperamos) que a Justiça Divina sempre se faz presente . E é a XANGÔ que peço força e serenidade nas horas em que a justiça dos homens , aos meus olhos , parecer injusta . Serenidade e Perdão pra compreender que não compete a mim (e nenhum de nós) o julgamento de qualquer que seja a situação .
    E aprendi (através da minha MÃE … Axé) que XANGÔ também vibra sobre nós esta TEIMOSIA que nos faz perseverar nesta caminhada , no caso de muitos aqui , uma Caminhada Umbandista .
    Que esta TEIMOSIA se faça sempre FORTE e presente .

    CAÔ CABECILE XANGÔ … “Abençoe-me, grande Orixá, ensina-me a ser bom e justo … ”

    Axé a todos .


  12. Olá,

    Certo de que a Lei da Justiça Divina por ele será cumprida; indivisível, cabe a nós o entendimento de nossos atos e pensamentos; pois, as Leis Divinas são imutáveis e Pai Xangô, Rei da Justiça, Orixá do Fogo, do Raio e das Pedreiras, com decisões sábias, poderosas e corretas, fará justiça acima de tudo; sem ela, nenhuma conquista vale apena.
    Ao conscientizamos que Xangô decide sobre o bem e o mal; administrador da Justiça, nunca poderia olhar apenas para um lado, sua proteção, benevolência e força, ampara-nos nos momentos de aflição e dificuldades.

    Axé a todos…

    Caô meu Pai


  13. Caô Meu Pai Xangô, Caô !!!

    “Se errei, conceda-me a luz do perdão. Faça de seu peito largo e forte meu escudo, para que os olhos de meus inimigos não me encontrem. Que seu machado de duas faces me proteja das injustiças e me puna quando comete-las. Que ele pese sobre minha cabeça agindo na minha consciência e sua balança me inspire a agir com o bom senso para poder distinguir minha teimosia da minha persistência. Que a sua Estrela de 6 pontas me equilibre nesta minha caminhada.”

    Axé a todos.


  14. Caô Cabecile meu Pai Xango
    Que possa o Orixa da Justiça nos passar a sua força e a sua justiça.Que meu Pai Xango, possa afastar de nossos caminhos a inveja, o odio e a derrota. Que o seu amor por seus filhos, nos leve cada vez mais para perto da sua força, da sua proteção. Que possamos nos concientizar hoje e sempre, que sobre a orientação de todos os Orixas, caminharemos cada vez mais para a evolução de nosso espirito. Que Xango proteja sempre a minha familia e a todos nos, Umbandistas.
    Axe a todos.


  15. OLA MEUS AMIGOS MUITO AXE A TODOS !!!!
    SOU FILHA DE XANGO COM IANSA HA MAIS OU MENOS 5 MESES ACABEI DE ME COROAR NA UMBANDA NOSSA QUE EMOÇÃO AMO TODOS OS ORIXÁS NUNCA IMAGINEI QUE UM DIA FOSSE CHEGAR
    A UMA COROAÇÃO POR INSEGURANÇA …OLHA ESSE PAI E MARAVILHOSO SÓ QUEM SENTE A VIBRAÇÃO E TODO SEU AMOR NO DIA – DIA E QUE ENTENDE O QUE EU FALO …MEU PAI OBRIGADA PELA FORÇA E PELA CORAGEM QUE ANDA INVADINDO O MEU DIA DIA
    VOCÊ SÓ VEIO PARA ME TRAZER ALEGRIA E FELICIDADE ……CAO MEU PAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII XANGOAAAAA!!!
    TE AMO MUITO


  16. Eu sou devota a xangô, pois sempre clamei por justiça e correção dos meus erros, que na verdade não são tantos. Essa oração a xangô,só veio me dar alegria,pois no exato momento que o li, renovou dentro de mim uma força que estava um pouco apagada, consegui enxergar na pureza da oração,o quanto nós podemos ultrapassar as barreiras que nos tentam. Obrigada mãe mônica


  17. Ser médium é um presente de Deus, um dom divino e ter discernimento também !


  18. Oração de Xangô sempre me emociona, pois transmite uma certeza da forca da luz dessa energia. Tenho uma felicidade tão grande de ser filha de Xangô… agradeço a Oxalá por essa dadiva. Salve Meu Pai Xangô, olha por mim em todas as minha caminhadas.
    Maria Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário