quinta-feira, 22 de julho de 2010

ALTURA
Machos: 59 a 70 cm (ideal de 62 a 67 cm)
Fêmeas: 57 a 65 cm (ideal de 69 a 63 cm)


PESO
Machos: 30 a 40 kg. Fêmeas: 25 a 35 kg.

ORIGEM
Alemanha

CATEGORIA
Standard

APTIDÃO
Caça de aponte


Características de temperamento
O Weimaraner é atlético, de porte médio com aparência aristocrática, uma bela pelagem de cor cinza e olhos de cor clara, hipnotizantes. São cães sem medo, muito protetores e muitas vezes um pouco cabeças-duras.

Pontos a favor no treinamento para o Agility

- Muito atléticos
- Adoram agradar!

Pontos contra no treinamento para o Agility

- Seu porte dificulta curvas mais justas
- Podem ser um pouco lentos no slalom

Opinião

De zero a dez, eles são dez! Essa é a opinião de qualquer dono de Weimaraner. Embora eu me lembre de cinco ou seis que realmente se destacam no Agility, na média eles se saem muito bem. Eu teria outros Weimaraners para o Agility, eles são cães ótimos para treinar e principalmente para conviver. É em casa que eles se destacam, normalmente são muito administráveis desde que aprendam qual seu status dentro de casa. Eles tendem a ser o cão de uma pessoa só e costumam se apegar mais a uma pessoa na casa. Eles podem viver amigavelmente com crianças, desde que as crianças respeitem o cão e embora não seja um grande cão estabanado e rude, as crianças pequenas podem ser derrubadas a qualquer momento! Não é uma raça para ser mantida fora de casa. Os Weimaraners adoram estar com o dono onde quer que ele vá - mesmo ao banheiro! O dono deve oferecer ao cão muitos estímulos e exercícios, eles podem ser muito cabeças-duras e a coisa mais importante é que ele aprenda quem manda. Senão, você pode acabar com um problema nas mãos. Muitos proprietários se apaixonam por sua beleza e compram um lindo e adorável filhote. Então eles deixam o cão mandar no galinheiro e terminam com um monstro incontrolável com o qual eles não conseguem lidar e acabam abandonando-o no abrigo mais próximo. Por srote, a maioria desses cães podem ser adotados e treinados.

Um pouco mais sobre o Weimaraner

As origens do Weimaraner remetem ao século XIX, quando o grão-duque Karl August, de Weimar, Alemanha, criou um cão para acompanhá-lo nas caçadas. Para obter seu cão, sabe-se que o grão-duque utilizou nos cruzamentos exemplares de diversas outras raças, entre elas o Saint Hubert e outros hounds franceses, o Pointer de Pêlo Curto, o Pointer Espanhol, o Bloodhound e o German Schweisshund. O resultado originou um cão de caça fino e com faro admirável, originalmente utilizado na caça grossa e mais tarde, como cão policial.
A popularização da raça se deu a partir da década de 40. Nos Estados Unidos, as provas de obediência aumentaram o interesse no Weimaraner, tanto que mesmo antes de ser reconhecido oficialmente como raça, em 1943, os Weimaraners já se destacavam nas provas de obediência.

Saúde - Apesar de ser uma raça normalmente muito saudável e robusta, os Weimaraners também podem ser acometidos de alguns males. Por ser um cão de grande porte, está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.
Foram observados também sinais de doença auto-imune Relacionada com alguns exemplares em casos de estresse acentuado e Osteodistrofia Hipertrófica, que costuma acometer cães em torno dos 4 a 8 meses de idade e que pode ser fatal em alguns casos. Seus sintomas são febre, letargia e dificuldade de locomoção e alguns estudos recentes creditam a elevados níveis proteicos na alimentação o surgimento desta síndrome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário